Olá Noivinhas,
Entramos em setembro. Mês do início da primavera, de novos amores, de novos pedidos, de novos sonhos.
Chegou o momento que você tanto sonhou, o pedido de casamento. Borboletas no estômago durante dias e dias até a grande pergunta, fiquei noiva e agora?
Se você esta aqui é porque escolheu esse balneário lindo que tanto amamos, ou pelo menos pensa em casar na praia, não é? Meio caminho andado e uma excelente escolha!
Listamos os primeiro passos que podem te ajudar nessa nova etapa:
Data do Casamento
Provavelmente já tem uma data em mente, né? Mas como estamos falando da Serra, o ideal é escolher um mês mais fresco e que tenha menos incidência de chuva, pois normalmente os casamentos e as cerimônias são ao ar livre. Deixe a data em aberto, até para você conciliar todos os fornecedores que deseja em uma data só. Antes de escolher a data, fique atenta aos feriados, isso pode influenciar bastante a vinda dos convidados.
Local
Já sabemos que querem casar com um clima serrano, e muitas vezes com uma vista incrível das montanhas! Mas e a festa? Faz questão de piso ou pode ser na grama? Para a festa, querem um clima mais “ar livre” ou um salão? Escolha um lugar que tenha tudo a ver com o casal, faça uma seleção dos lugares que mais gostam e marquem uma visita. Levem em consideração todas essas perguntinhas quando forem escolher o espaço e não se esqueçam de perguntarem também sobre:
-Capacidade de convidados
-Horário de encerramento da festa
-Se o local possui fornecedores exclusivos, caso queiram levar fornecedores terceirizados se há alguma taxa.
-A estrutura do espaço escolhido e se tem gerador.
∴ Veja locais para casar na Serra ∴
Orçamento
Sabemos que é um dia único, mas temos de manter o pé no chão, principalmente nesta etapa para não termos qualquer frustração ou aborrecimento. O casamento dos sonhos é sempre possível, só que às vezes temos de fazer algumas adaptações =) Essa parte é muito importante, baseando-se no seu perfil, sua cerimonialista irá te ajudar levando em consideração os fornecedores que se encaixem no seu estilo e no seu limite de orçamento. Mas se você ainda não tiver uma cerimonialista, junto com seu noivo, faça algumas contas de quanto estariam dispostos a investir em um casamento. Quanto seria o limite. Mesmo que você ainda não tenha muita noção de valores totais, esse limite vai ser primordial na escolha dos fornecedores. Lembrando que quanto mais se aproxima a data do casamento, nossos sonhos vão tomando mais forma. Afinal de contas, é um dia só e queremos que seja perfeito =) Por isso, não se desespere se você ultrapassar um pouco o seu orçamento total – em média entre 10 a 20% – o importante é que seja feito com consciência e que vocês estejam felizes. O processo do planejamento pode ser muito estressante, mas tem de ser prazeroso. Isso é o mais importante, curtir todas as etapas. O tempo ideal de planejamento é de 12 a 18 meses.
Prioridades
Sempre temos algo que não queremos abrir mão, seja o local, buffet, decorador, fotógrafo e etc. Defina suas prioridades. Existem diversos fornecedores para os mais diferentes estilos e valores. E isso pode influenciar muito no seu orçamento.
Lista de convidados
Hora de fazer a lista, como são muitas pessoas que veem a nossa cabeça, para não ficar confusa diante de tanta gente, aconselhamos a fazer na ordem de prioridades. Família, melhores amigos e amigos. Como os Pais dos Noivos adoram levar amigos, o ideal seria estipular que 30% dos convidados serão divididos entre os pais dos noivos. Lembrando que há sempre uma margem de faltosos de 20%.
Check List
O Check List é super importante, onde você lista todos os detalhes que você não pode esquecer na organização do seu casamento.
E você, já começou a planejar o seu casamento?
Beijos, July e Patty
*Fotografia: Ashley Kelemen